sábado, 30 de junho de 2012

Partidos confirmam Jesualdo e Marcito candidatos

“PSB e PDT conseguiram apoio de outros 14 partidos”

O PSB e o PDT confirmaram no sábado as candidaturas para prefeito e vice-prefeito respectivamente do deputado estadual, Jesualdo Pires e do empresário, Marcito Pinto. As convenções das duas legendas aconteceram no auditório da Ciretran pela manhã e no período da tarde. Jesualdo e Marcito terão o apoio de outras 14 legendas, com mais de 130 candidatos asa 17 cadeiras do Poder Legislativo. Os dois atos contou com a presença de dezenas de lideranças partidárias, entre elas, a do vice-governador e diretor do Detran/RO, Airton Gurgacz; Euclides Maciel, deputado estadual (PSDB); Marcos Rogério, deputado federal (PDT), Alex Testoni, prefeito de Ouro Preto (PDS) e do senador, Acir Gurgacz (PDT).
PDT
A primeira convenção aconteceu pela manhã, realizada pelo PDT, presidido pelo médico, Luiz Carlos aprovando o nome do empresário, Marcito Pinto como candidato a vice-prefeito na coligação com o PSB de Jesualdo Pires. O PDT também homologou 15 nomes de candidatos a vereador, que estarão coligados com o PSD. Durante o encontro vários pré-candidatos usaram da palavra, entre eles, Marcito Pinto que se comprometeu representar a legenda com muito trabalho pelo desenvolvimento de Ji-Paraná.
Presente na convenção o vice-governador, Airton Pedro Gurgacz enalteceu a militância do PDT e parabenizou a executiva regional pela forma que tratou os diálogos com o PSB. “Vamos dá as mãos, unir forças, fazer uma campanha limpa e sempre falando a verdade ao nosso eleitor”, declarou. O deputado federal, Marcos Rogério também enfatizou a importância do PDT na sucessão municipal de Ji-Paraná. “Hoje somos um partido respeitado, com credibilidade e inúmeros investimentos em Ji-Paraná”, lembrou.


PSB
No período da tarde, no mesmo local, o PSB realizou a sua convenção para confirmar a candidatura do deputado estadual, Jesualdo Pires. Bastante concorrida, com as presenças dos pré-candidatos, parlamentares e presidentes dos partidos coligados, a tarde foi toda de discursos otimistas. Próximo das 15h o pré-candidato, Jesualdo Pires chegou acompanhado do deputado federal, Marcos Rogério; Airton Gurgacz, vice-governador e diretor geral do Detran/RO, e do candidato a vice, Marcito Pinto e do senador, Acir Gurgacz (PDT).
Em suas palavras o senador, Acir Gurgacz informou que se licenciou do Senado Federal pelo período de quatro meses, para acompanhar pessoalmente a campanha eleitoral no Estado. Ele também citou importantes obras, em execução no município, como pôr exemplo a chegada do Exercito em Ji-Paraná; Drenagem, terraplanagem  e pavimentação da rua, São Luiz n bairro de Nova Brasília, e ainda a duplicação da BR-364 dentro do perímetro urbano da cidade. O senador falou ainda da importância da união de todos em torno do Projeto Ji-Paraná. “Precisamos de todos unidos. Trabalhar pelo bem estar da nossa cidade. Estamos aqui porque acreditamos nesse projeto”, afirmou.
Já o candidato, Marcito Pinto afirmou que ele e Jesualdo estarão caminhando rua por rua, de casa em casa em busca do apoio do eleitor jiparanaense para a execução do projeto de desenvolvimento da segunda maior cidade de Rondônia. Ele finalizou agradecendo o apoio de todos os partidos aliados, e que já estar se dedicando de corpo e alma na campanha.

Jesualdo Pires
O candidato do PSB, Jesualdo Pires bastante emocionado logo agradeceu a confiança dos 16 partidos em torno do seu nome e de Marcito Pinto. “Esse apoio está vindo sem vendas, sem loteamentos de cargos na futura administração”, garantiu. Jesualdo também lembrou que ser prefeito de Ji-Paraná é um antigo projeto seu, afirmando estar preparado para esse grande desafio. “Vamos administrar a prefeitura com austeridades, contenção de despesas, valorização dos servidores, e com auxiliadores altamente técnicos e capacitados”, garantiu. O ato foi encerrado com a participação de todos os presidentes de partidos apoiadores da das candidaturas de Jesualdo Pires e Marcito Pinto.

PMDB e PP unidos com Solange e Joarez Jardim

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) confirmou na manhã de sábado, no plenário da Câmara de Vereadores o nome da vereadora, Solange Pereira como candidata da legenda para estas eleições. O evento contou com centenas de simpatizantes da agremiação e autoridades do estado. O candidato como vice-prefeito, Joarez Jardim do Partido Progressista (PP) já havia sido aclamado em convenção feita na noite de quarta-feira (28/6). Além do PMDB e PP a coligação também conta com as legendas do PC do B, PSL, PTN e PPC.
Com o plenário e galeria lotada por simpatizantes dos partidos aliados e pré-candidatos a vereador, a convenção do PMDB teve a participação de vários secretários de estado como pôr exemplo, Rui Vieira (administração), Edvaldo Soares (Casa Civil), Ricardo Vieira (Portos de Rondônia) e a deputada federal, Marinha Raupp (PMDB). Com discursos inflamados dos pré-candidatos a convenção teve início ás 9h e encerramento às 12h.
A deputada federal, Marinha Raupp hipotecou a candidatura de Solange Pereira á prefeitura de Ji-Paraná, afirmando ela já ser experiente e conhecedora dos problemas que afligem a comunidade jiparanaense. Ela ainda justificou a ausência do esposo e senador, Valdir Rauup presidente estadual e nacional do PMDB. “Mãe de família competente, vereadora por dois mandatos e comprometida com esta cidade”, declarou a parlamentar.
Em seu discurso, Solange Pereira falou do desafio de administrar Ji-Paraná, uma cidade com muitos problemas, especialmente, na área de infraestrutura como pôr exemplo esgoto e saneamento básico. “Com o apoio do Estado e dos parlamentares federais iremos realizar as obras mais importantes no nosso município”, declarou.
O candidato á vice-prefeito, Joarez Jardim também discursou justificando as ausências do deputado federal, Carlos Magno e do senador, Ivo Cassol. Para Jardim, chegou o momento de Ji-Paraná ter uma mulher guerreira na prefeitura, tendo a oportunidade de mostrar todo o seu conhecimento e sua competência. “Procurarei ser o vice mais atuante, ajudando e participando de todas as ações benéficas ao nosso município”, afirmou. Já no período da noite, Joarez Jardim disse ao Diário, por telefone, esperar uma campanha limpa e voltada para os debates, exclusivamente, sobre os principais problemas de Ji-Paraná. Segundo ele, com apenas candidatos na disputa pelo Palácio Urupá, ficará fácil para o eleitor saber escolher o melhor caminho administrativo a partir de janeiro de 2013. “Eu e Solange estamos muito confiantes na nossa vitória, e com a parceria de todos os nossos representantes, faremos uma excelente administração”, concluiu.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

TRANSPOSIÇÃO – Semana decisiva para os servidores de 87 até 91

Na quinta-feira 21, o governador Confúcio Moura foi até a Advocacia Geral da União – AGU para entregar documentos que comprovem os pagamentos por parte da União, daqueles servidores de 1987 até 1991. A AGU argumentou que não repassava o total dos salários destes servidores, apenas uma parte dos salários eram pagos pela União. O governo de Rondônia argumentou que o que a União não pagava eram os salários dos comissionados e governadores e secretários. Se comprovar essa tese, fica fácil a transposição atingir os servidores até 1991. A novela tem de se desenrolar essa semana. Os servidores ameaçam fechar as obras nas usinas do Madeira para pressionar o Governo Federal.

CASSOL DETONA PMDB – O senador criticou o PMDB em plena convenção do PP

O senador Ivo Cassol participou, na noite de quarta-feira, da convenção do PP que firmou coligação com o PMDB e Joarez Jardim será vice de Solange Pereira. Cassol não poupou críticas ao PMDB. Pelo que se viu na convenção não vai se ver no mesmo palanque Cassol, Raupp e Confúcio Moura.

domingo, 24 de junho de 2012

CHEGA PRA LÁ! – PSB de Jesualdo Pires rejeita DEM em coligação para ter o PT

Jesualdo Pires, pré-candidato a prefeito de Ji-Paraná segue articulando para ter o maior número de apoio possível nestas eleições. Já fechou com o PDT,PSD, PTB, PSDC. Sua última aquisição foi o PT. Porém, a executiva do PT teria aceitado em caminhar com Jesualdo Pires, mas, exigiu que o DEM não caminhasse no mesmo barco. Jesualdo reuniu na manhã de sábado com membros do DEM e deu a notícia. O PT entre o DEM sai.
Ótimo negócio para Jesualdo Pires. Se ele vai pregar mudança, se ele vai mudar a forma de administrar, se ele vai colocar fim no jeito de Bianco de governar é coerente que a turma do Bianco não esteja na coligação. Sob pena de o povo achar que as mudanças são balelas, conversas para acalentar bovinos, ou seja, conversa para boi dormir.
Bianco tem um grau de rejeição muito alto. Seu modelo de gestão está ultrapassado. Aluga carro, aluga caminhão, aluga trator, aluga prédio, terceiriza o que pode dos serviços públicos. Aí falta dinheiro para o básico. Gasta pouco ou nada com Santa Casa, atrasam os repasses da Apae, não realiza eventos na cidade, Ouro Preto nos dá um banho neste setor, o orçamento para o esporte é febril. Deixam voltar recursos que vem Brasília. O Minha Casa Minha Vida é o sinal de incompetência administrativa, da lerdeza da administração.
Mas é bom lembrar que Bianco fez muita coisa boa também. Conseguiu criar um bom ambiente para que praticamente toda a bancada federal deixasse na cidade recursos do Governo Federal. Na Educação as coisas andaram e na Saúde e Assistência Social também foi bem.
O DEM não tem nome que ameace ninguém neste pleito, mas solto pode atrapalhar muito.

terça-feira, 19 de junho de 2012

ELEIÇÕES – Coisas para serem explicadas, Cassol, Raupp e Confúcio no mesmo palanque para eleger a Solange Pereira

Como último suspiro em Ji-Paraná o PMDB de Raupp e Confúcio diz que fará aliança com o PP de Cassol para que Solange Pereira seja candidata a prefeita em Ji-Paraná. O partido de Confúcio prepara uma aliança que deverá ser oficializada nas convenções. Podemos ver, imagina você, Cassol, Raupp e Confúcio, unidos para eleger Solange Pereira. Será?

ELEIÇOES – Acir Gurgacz reafirma Marcito Pinto como vice de Jesualdo

Na terça-feira almocei em Brasília com o Deputado Federal Marcos Rogério e o Senador Acir Gurgacz. O senador reafirmou que não abre mão de lançar Marcito Pinto a vice de Jesualdo. Havia rumores que o PMDB indicaria o nome. Nem Jesualdo Pires e nem o senador Acir Gurgacz concordaram com a proposta feita pelo senador Valdir Raupp. Dentro do PDT há também uma ala que sonhava em trocar o nome do vice. Parece muito, muito, muito pouco provável que isso ocorra. Na verdade essa discussão perdeu a validade. Se tivesse de trocar teria de ser nas reuniões do PDT que apresentava Marcito como opção. Agora é tarde, e seria bom o PDT se concentrar na eleição, que independente de quem é o vice, o que importa é que o PDT está lá.

ELEIÇÕES: Joarez Jardim será lançado candidato a prefeito de Ji-Paraná

O grupo do senador Ivo Cassol deverá lançar o empresário Joarez Jardim a prefeito de Ji-Paraná pelo PP. Na semana passada o empresário afirmou a este Blog que será candidato a prefeito e que tem um projeto político administrativo para a cidade.
Se assim for, o grupo de Cassol deve correr para reaver o apoio de partidos que tradicionalmente estão em seu palanque, por exemplo, o do PSDC. Partidos que estão muito próximo de Jesualdo Pires, que é outro pré candidato a prefeito.
Na verdade tudo será decidido nas convenções, porém, todos os líderes estão conversando e se acomodando, já pensando em 2014. Por exemplo, Bianco que nem deixou o osso, já pensa em disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa em 2014. Foi lá que a vitoriosa carreira política de José de Abreu Bianco começou. Foi deputado constituinte e presidente do Parlamento Estadual na década de 80.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

HOMENAGEM – Câmara de vereadores vai homenagear galo da BR

A Câmara de Vereadores vai homenagear nos próximos dias o Ji-Paraná Futebol Clube, campeão do Estado de Rondônia em 2012. O requerimento será apresentado na terça-feira, pelo vereador Antonio Marcos (Fuscão). O pedido tem o aval do presidente Nilton Cezar e deverá ser aprovado por unanimidade. A campanha do Ji-Paraná foi vitoriosa dentro e fora de campo. Fora de campo empresários e diretores fizeram tudo o que podiam para pagar em dias o salário dos jogadores. Dentro de campo o time conquistou a taça de campeão.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Senador Acir participa de passeata em Brasília com servidores

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, asseguraram hoje pela manhã aos senadores, deputados e representantes dos servidores de Rondônia, que a instrução normativa para início da transposição dos servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União será publicada até o dia 30 de junho.
O senador Acir Gurgacz (PDT) informou à ministra Miriam Belchior que mais de mil servidores viajaram quase três mil quilômetros de Rondônia a Brasília para receber uma resposta positiva do governo. “Pedimos que a senhora interceda junto à AGU para que a instrução normativa seja publicada ainda esta semana, presenteando a vinda dos servidores de Rondônia a Brasília com uma resposta positiva”, disse Acir.
A ministra Miriam Belchior disse que irá publicar a instrução normativa no Diário Oficial da União dois dias após a conclusão do parecer da AGU e que a transferência dos servidores será imediata. “Não temos mais o que discutir, temos é que cumprir a Lei, e para isso aguardamos o parecer jurídico com as orientações da AGU”, disse a ministra.


Mais 60 dias com o buraco na ponte do rio Machado

Vai passar a Expojipa e o buraco causado por um vazamento na adutora da Caerd ainda está aberto. Salatiel Leonardo, engenheiro civil do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) afirmou que o transito será liberado totalmente daqui a 60 dias. Mais vazamentos na cabeceira da ponte no segundo distrito, foi encontrado. Essa semana a Caerd promete entregar a obra de desvio da adutora.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

PSB e PDT vão estar juntos no Palácio Urupá em Ji-Paraná

O PSB de Jesualdo Pires e o PDT de Acir Gurgacz e Marcos Rogerio preparam suas convenções para o final deste mês de junho. Está tudo acertado, segundo fontes dos dois partidos, que união rumo ao palácio Urupá é certa. As duas executivas começam a se reunir para montar um Plano de Governo em conjunto. PSB e PDT vão administrar a cidade, se eleitos, em conjunto. Jesualdo Pires e Marcito Pinto precisarão de muitos recursos vindos de Brasília. Os dois partidos têm dois deputados federais e um senador.
Se Jesualdo conseguir aglutinar o PT essa conta de deputados federais aumenta ainda mais com o deputado Padre Tom. Como PSD, já anunciou apoio a Jesualdo, contabiliza aí o deputado federal Rubens Moreira Mendes no palanque de Pires.