quinta-feira, 7 de março de 2013

De Brasília - Deputados preocupados com voos suspensos em Ji-Paraná



Quando a empresa de aviação Trip anunciou que iria suspender o vôo de Ji-Paraná para Porto Velho, houve uma forte reação do prefeito Jesualdo Pires, do deputado estadual Euclides Maciel, do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia deputado Herminio Coelho, do deputado federal Marcos Rogêrio e do senador Acir Gurgcaz. A indignação foi externada do programa Fala Ji-Paraná da semana passada.
A reação foi tão forte que a Trip se viu obrigada a rever sua decisão e anunciar um outro vôo de Ji-Paraná para Porto Velho. Ontem o diretor presidente da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, Marcelo Guaranys, recebeu em Brasília, uma comitiva de deputados de Rondônia. O deputado Hermínio Coelho (PSD), disse da necessidade de levar também em consideração os aspectos econômicos e sociais da região, e neste sentido, vai buscar entendimento direto com a empresa aérea, e caso a suspensão do voo seja mantida, ele irá propor uma medida legislativa de suspensão do incentivo fiscal anteriormente concedido a Trip.
Participaram da audiência na Anac, os deputados: Hermínio Coelho (PSD), Adelino Follador (DEM), Adriano Boiadeiro (PRP), Ribamar Araújo (PT), Cláudio Carvalho (PT), Ana da Oito (PTdoB), e Valdivino Tucura (PRP). Também participou da reunião, o senador Acir Gurgacaz (PDT). Da Anac além do diretor presidente, estiveram presentes, Carlos Eduardo Peregrin, diretor de Operações de Aeronaves e Fábio Rebati, superintendente de Infraestrutura Aeroportuária.
Logo na abertura do encontro, o senador Acir Gurgacz explicou sobre os problemas ocasionados com a suspensão dos vôos da Trip para Ji-Paraná. Disse ele que a cobrança da população é muito grande, além dos transtornos e prejuízos financeiros. O deputado Hermínio Coelho ponderou que agora as pessoas são obrigadas a se deslocarem pela rodovia em péssimo estado de conservação, para chegarem até Cacoal.
O diretor presidente da Anac, Marcelo Guaranys, iniciou sua fala destacando sobre o papel e as atribuições da agência, como órgão regulador, mas que no entanto, não pode interferir determinando sobre a continuação ou não dos serviços, por se tratar agora de livre mercado, claro que observado as normas internacionais. “Não existe barreira para entrada ou saída, mas tenho observado uma retração devido a reflexos na economia internacional”, destacou ele.
O Senador Acir Gurgacz pediu então a intermediação da Anac no sentido de como instituição, propor a Trip o modelo alternativo alternado, variando entre as cidades de Ji-Paraná e Cacoal. Já deputada Ana da Oito destacou a importância da Anac também interceder repassando para as demais empresas aéreas, sobre esta disponibilidade regional, e com isto atraindo para Rondônia novas empresas aéreas. O senador Acir Gurgacz falou que vai procurar a Trip para um grande encontro, um grande entendimento para com Rondônia, com a participação dos deputados estaduais.
O presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho, disse que o passo seguinte é procurar-se um amplo entendimento diretamente com a Trip, mas caso não consiga retornar esta escala em Ji-Paraná, a outra alternativa é suspender os incentivos fiscais concedidos pelo Estado a referida empresa de transporte aéreo de carga e passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário